Caros Tricampeões Mundiais, hoje começa nossa caminhada por
alguns “campos”, muitas vezes, tratados superficialmente ou, até mesmo,
deixados de lado em nossas análises sobre futebol que, normalmente, se
restringem a avaliar resultados, desempenho de jogadores, times, comissões
técnicas, ou ainda, as polêmicas que ficam à margem de tudo que cerca o mundo
do esporte mais popular do planeta.
A série de posts “Futebol
Corporativo” tem por objetivo propor uma reflexão – e despertar o interesse em
você, amigo leitor – sobre como as melhores práticas e técnicas empresariais
podem contribuir com os Modelos de Gestão aplicados pelos clubes de Futebol.
Obviamente, buscando sempre um paralelo com nosso SPFC. Não há dúvida de que
este tema, por si só, seria suficiente para a concepção de vários livros,
então, conto com sua compreensão por, em alguns momentos, eu tratar certos
assuntos de maneira superficial. De qualquer forma, estou certo de que, após o
último capítulo, a ser publicado no próximo dia 30, sua paixão pelo futebol e
pelo Tri-color não terá mudado, mas, talvez, você comece a ter uma outra visão
sobre este grande “Show Business”.
Sem mais “firulas” e aproveitando o gancho dos parágrafos
acima, que tratam e esclarecem sobre os objetivos da série “Futebol Corporativo”,
vamos entrar no tema deste primeiro post:
Planejamento Estratégico, Objetivos e Metas.
Vejam, em qualquer organização e, até mesmo, em nossa vida
pessoal, é essencial termos objetivos. Os objetivos impulsionam nossas ações,
direcionam nossos esforços e nos dão motivação. Sem eles, provavelmente, nossas
vidas perderiam o sentido, ficaríamos entregues ao acaso e tudo seria como
diria (ou cantaria) Zeca Pagodinho “Deixo a vida me levar, vida leva eu...”.
Enfim, não seríamos “donos de nossos destinos”,
algo muito abaixo das expectativas para aqueles que foram feitos à
imagem e semelhança do “Todo Poderoso”.
Sendo assim, chegamos à conclusão que os objetivos são
necessários. Porém, isto nos leva a outros questionamentos como, por exemplo:
ok, defini meus objetivos, e agora? Como alcançá-los? Excelente! Era neste
ponto que eu gostaria que você chegasse! A resposta a esta pergunta nos leva a
outros dois conceitos extremamente importantes: Metas e Planejamento
Estratégico. Eles nos ajudarão a
alcançar nossos objetivos e, antes que você me pergunte qual a diferença entre
“objetivo” e “meta” e o que “planejamento estratégico” tem haver com tudo isto,
irei definir cada um deles:
·
Objetivo: é a descrição daquilo que se pretende
alcançar;
·
Meta: é a definição em termos quantitativos, e
com um prazo determinado, e;
·
Planejamento Estratégico: é um processo
gerencial que diz respeito à criação de objetivos para a definição de Planos de
Ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à organização
e seu desempenho esperado. Também considera premissas básicas que a organização
deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
Vamos transportar estes conceitos para, por exemplo, a
unidade de negócio “Futebol Profissional”, do SPFC, e vamos tratá-la como uma “empresa”
independente, cuja Missão e Visão, são:
- Missão: conquistar títulos e revelar craques, honrando sempre sua torcida, tradição, história e camisa.
- Visão: fazer do São Paulo o clube de futebol mais vitorioso do planeta, tornando seu escudo e seu nome a marca, reconhecida mundialmente, de maior expressão, referência e excelência em futebol!
Ótimo! Já temos nossa “empresa” (a unidade de negócio “Futebol
Profissional”, do SPFC), já sabemos quais são a “Missão” e a “Visão” desta “organização”.
Agora, precisamos traçar os objetivos que podem ser de curto, médio, e longo
prazo. Objetivos de curto prazo são aqueles que pretendemos alcançar em até um
ano, os de médio prazo são aqueles que devem ser alcançado entre um e quatro
anos. Já os de longo prazo são aqueles que levarão cinco ou mais anos para
serem conquistados.
Desta forma, para não nos estendermos muito em nossas
análises, vamos traçar apenas objetivos de curto e médio prazo para o Futebol
Profissional do nosso Tricolor:
- Recopa: conquistar o título;
- Campeonato Brasileiro: terminar a competição entre os três primeiros e conquistar uma vaga para a fase de grupos da Libertadores do próximo ano.
- Recopa: conquistar vitória no jogo em casa e um empate fora.
- Campeonato Brasileiro: manter um percentual de aproveitamento acima de 65% durante as 38 rodadas da competição.
Médio Prazo: para
a temporada 2014, com a vaga da Libertadores já assegurada, nossos objetivos
poderiam ser:
- Libertadores: conquistar o título.
- Mundial de Clubes: conquistar o título.
- Campeonato Brasileiro: terminar a competição entre as três primeiras posições.
Não vou detalhar as metas de médio prazo neste momento. Elas
poderão ser definidas mais adiante, quando chegar o momento apropriado. Porém,
os objetivos de médio prazo devem existir para dar sentido aos de curto prazo.
Afinal, concluir o Brasileirão 2013 entre os três primeiros colocados se
justifica, pois, em 2014, pretendemos participar e vencer a Libertadores, ou
seja, existe uma complementariedade entre os objetivos de curto e médio prazo.
E quanto ao “Planejamento Estratégico”? Como em qualquer
empresa, o “Futebol Profissional” do SPFC possui diversos “departamentos” que
devem colaborar para que sejam atingidos os “objetivos corporativos”. Sendo
assim, todos devem traçar suas próprias estratégias de forma a criar uma “sinergia”
com os demais e, deste modo, gerar um ambiente colaborativo completamente alinhado
com os objetivos finais.
Creio que, entre as diversas áreas que constituem o “Futebol
Profissional” Tricolor, algumas das mais representativas sejam: Presidência,
Diretoria de Futebol, Marketing, Comissão Técnica, Departamento Médico.
Conforme colocado anteriormente, cada uma delas deveria definir seus próprios
objetivos e metas, de forma a colaborar com os objetivos e metas corporativos,
por exemplo:
- Presidência e Diretoria de Futebol
- Objetivo: disponibilizar à comissão técnica um elenco forte o suficiente para alcançar os objetivos propostos.
- Comissão Técnica
- Objetivos: preparar o elenco de forma a criar um time competitivo, capaz de ir à busca dos “objetivos corporativos” definidos pela “organização”.
- Departamento Médico
- Objetivo: trabalhar de forma preventiva para evitar que possíveis lesões possam afastar atletas do elenco.
- Marketing
- Objetivo: criar campanhas que motivem os torcedores a comparecer ao estádio, adquirir produtos licenciados e tornarem-se “sócio torcedores” da “organização”, aumentando, desta forma, a receita da empresa.
Notem que os objetivos de cada “departamento” da nossa “empresa”
se completam e todos visam um único fim, a isto damos o nome de “sinergia”,
que, certamente, amplificará os resultados positivos.
Até aqui, tudo muito fácil, não é mesmo? Afinal, não precisa
ser nenhum gênio para chegar às conclusões acima. Apenas articulei e criei um
vinculo a temas que, por vezes, discutimos no dia-a-dia de forma separada. Porém,
tudo no âmbito gerencial, não operacional. Então, a pergunta da vez é: além de
bons recursos técnicos e humanos à disposição, o que mais precisamos para
conquistar o que definimos como “objetivos corporativos”?
A resposta estará em:
Futebol Corporativo: gestão de projetos e resultados
Dia 23 de junho, aqui, no Blog do Ottoni!
Amplexos,
Ottoni
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