segunda-feira, 21 de maio de 2012

São Paulo e o Efeito Borboleta.




“O simples bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um furacão no Texas”, foi esta a analogia que Edward Lorenz usou, nos anos 60, para elucidar sua teoria matemática onde, a grosso modo, ele demonstra como diferenças mínimas em variáveis que compõe uma equação podem, ao longo do tempo, comprometer completamente seu resultando final, deixando-o completamente distorcido e impreciso. Edward intitulou esta teoria de “Efeito Borboleta”.

Dito isto, então, qual seria a relação entre o "Efeito Borboleta" e o São Paulo? Na manhã desta segunda-feira, dois sites divulgaram notícias extremamente polêmicas relacionadas ao Tricolor:


A primeira fala sobre o Jadson, que publicou em sua página no Twitter um post, de outro usuário, que apoiava sua postura e criticava a de Emerson Leão. Ainda, segundo a publicação, minutos depois o tweet teria sido removido.

Quanto à segunda, afirma que Emerson Leão, após o confronto contra o Goiás,  será demitido  e Cuca será contratado para substituí-lo.

Amigos leitores, gostaria de fazer um apelo. Precisamos ser críticos ao analisar os conteúdos que são publicados na rede, avaliar as veracidades, contextos em que ocorreram e objetivos. Sendo assim, inicialmente, vamos considerar a notícia sobre o Jadson. Por que o atleta teria esta postura? Acaba de retornar a posição de titular. Apesar da derrota, atuou bem diante do Botafogo. Agora, quer criar uma situação desconfortável com o técnico? Não faz sentido.

Leão será substituído por Cuca após uma derrota na primeira rodada do Brasileiro? Por conta das decisões totalmente precipitadas que nossa diretoria vem tomando nos últimos tempos, acho possível. Porém, mesmo assim, muito difícil. Leão assumiu o time ao final de 2011, apenas para concluir o campeonato Brasileiro. Devido a toda reformulação para a temporada 2012, é justo avaliar seu trabalho apenas de janeiro para cá e, neste caso, notaremos que foi ele quem conseguiu os melhores resultados desde a saída de Muricy. De qualquer forma, é muito cedo para tomarmos qualquer partido. É preciso que o time tenha uma sequência, é preciso dar continuidade ao trabalho. Nós não podemos, torcedores e diretoria, ceder diante das primeiras dificuldades ou dos primeiros resultados negativos.

Após as reflexões acima, também pergunto, quais são as fontes de ambas as notícias? São fontes confiáveis ou estão aí só para causar polêmica, desconforto dentro do Tricolor e garantir alguns acessos a mais a um ou outro site? Lembrem-se, atualmente, os maiores índices de IBOPE são alcançados pelas notícias polêmicas que, frequentemente, informam  algo que não se confirma.

Bons críticos trabalham analisando dados e fatos. Por enquanto, de forma cética, os fatos dizem que o desempenho do time neste ano esta melhor do que nos anos anteriores, que ainda há situações pontuais a serem resolvidas, que perdemos a primeira rodada do Brasileiro e que estamos bem encaminhados na Copa do Brasil. Sendo assim, não vejo nenhum motivo para medidas drásticas.  Acontecimentos pequenos e isolados não podem, em hipótese alguma, interferir no planejamento estabelecido. Não podemos deixar que o “Efeito Borboleta“ da mídia tumultue o ambiente no Morumbi. Principalmente, em semana decisiva.

Amplexos!

2 comentários:

  1. Toda véspera de jogo decisivo essa mídia marrom gabática inescrupulosa tenta tumultuar o ambiente. "Efeito Borboleta" para mim é quando os curintianus saem do casulo: Vampeta e Dinei posam em revista gay, Ronalducho dá suas travecadas e os jogadores da margianal sem número se auto-intitulam de "frangas".

    ResponderExcluir