sexta-feira, 18 de maio de 2012

Brasileirão 2012: onde os fracos não terão vez.




Começa, no próximo sábado, o Brasileirão 2012, um dos maiores campeonatos de futebol do planeta. Porém, para os apreciadores do bom futebol, do futebol bem jogado, inteligente, alegre e irreverente, o importante não é o tamanho da disputa, o número de clubes envolvidos ou de rodadas disputadas. O importante, no final das contas, é a qualidade.

Nos últimos anos, tivemos muita emoção, com o titulo sendo definido na última ou penúltima rodada. Por outro lado, faltou qualidade. Não tivemos um time que, realmente, fosse acima da média, que jogasse um futebol diferenciado, com toque de bola refinado e que trouxesse uma proposta diferente para a mesmice do futebol brasileiro. Então, o que esperar do Brasileirão 2012?

Particularmente, estou otimista! Vejo que, este ano, teremos boas novidades. A primeira delas ficará pela quantidade de clubes que brigarão pelo caneco. Creio que, São Paulo, Santos, Fluminense, Internacional e Corinthians disputarão, palmo a palmo e até a última rodada, as primeiras colocações. Contudo, neste momento, Santos, Fluminense e Internacional estão à frente do Tricolor e do time da Marginal, pois já possuem equipes completamente formadas e com jogadores diferenciados. O Corinthians também tem, sim, um time bem montado. Porém, sem nenhum diferencial. É apenas um time normal que, através da regularidade, tende a somar pontos diante de adversários mais fracos ou em igualdade de condições. Quanto ao São Paulo, o problema é outro. Temos o melhor artilheiro do país, temos o Lucas, um meia veloz e habilidoso que, em uma arrancada, pode decidir uma partida. Por outro lado, o time ainda esta em formação, aguardando pela volta de jogadores importantes como, por exemplo, Fabricio, Rogério Ceni e Cañete, que poderão contribuir muito na busca pelo titulo.

A segunda novidade fica por conta da janela  de transferências, Devido aos jogos olímpicos, foi antecipada e ocorrerá entre maio e junho. Isto permitirá aos clubes se reforçarem, ainda nas primeiras rodadas, em tempo hábil para sanar alguma deficiência ou dificuldade em posições especificas e permitindo equalizar suas forças com equipes que estiverem em nível superior.

Para finalizar, não podemos deixar de citar as grandes estrelas: Neymar, Lucas, Ganso, Damião, Dedé, Montillo, D’alessandro, Fred, Luiz Fabiano  e Cia. Então, alguém pode dizer: “mas, aqui, não temos nenhuma novidade. Estes caras já estavam por aí no ano passado”. Concordo! Contudo, a maioria deles, por serem muito jovens, estão amadurecendo a cada dia, ganhando experiência e aumentando seu “leque” de recursos. Outros, como o Fabuloso, alcançarão sua forma ideal este ano. Então, estou certo que os jogadores acima irão comandar os shows, serão protagonistas de lances que a deixarão a galera de cabelo em pé e, muito provavelmente, farão a diferença para os escudos que defendem.  

Amigos leitores, preparem-se! No Brasileirão 2012, os fracos não terão vez!

Amplexos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário